top of page
NBR 6028:2021 – RESUMO, RESENHA E RECENSÃO

 

  • O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original;

 

  • O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos;

 

  • Em documento técnico ou científico, recomenda-se o resumo informativo;

 

  • Convém usar o verbo na terceira pessoa;

 

  • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo: dengue; Aedes aegypti; epidemia.

 

 

NBR 10520:2023 – CITAÇÕES (REVISADA E ATUALIZADA EM 19/07/2023)

 

  • A indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas: (Ribeiro, 2022), (Campos; Andrade; Silva, 2021)

 

  • A indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas: (IBGE, 2021), (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021)

 

  • A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas: (Maranhão, 2020) 

 

  • A indicação de autoria de citação com mais de três autores pode ser reduzida no texto com a expressão et al. Mesmo que nas Referências constem todos os autores. Ex.: (Faceli; Lorena; Gama; Almeida; Carvalho, 2011) OU (Faceli et al, 2011)

Nas REFERÊNCIAS:

FACELI, Katti; LORENA, Ana Carolina; GAMA, João; ALMEIDA, Tiago Agostinho de; CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de. Inteligência Artificial - uma abordagem de aprendizado de máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

 

  • Para citações de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção. Ex.: (Assis, 2020, local. 194)

 

  • O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação. Ex.:

“Uma teoria do fragmento existente seria a construção de um todo impossível, à qual os românticos evitavam” (Camargo, 2017, p. 5).

 

Ex.:

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (5, p. 11) OU

Conforme Kraemer, Selbach e Silveira “As reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” 5, p. 11.

 

CITAÇÃO DIRETA CURTA

Permanecem no interior do texto. Os trechos a serem reproduzidos devem ter até 3 linhas, no máximo. Não deve haver mudança do tamanho da fonte e o trecho deve vir entre aspas, não se esquecendo também de incluir a data da obra e as páginas nas quais o trecho se encontra.

OBSERVAR O EXEMPLO: RAMOS, 2008:

Nesse sentido, a escritora carioca Anna Cláudia Ramos destaca a importância de os jovens terem contato com literatura de boa qualidade, “tendo prazer e alegria de ler e não apenas lendo por obrigação escolar. Isso não forma um leitor apaixonado por livros e histórias” (Ramos, 2008, p. 5). As bienais e os festivais de livros são excelentes oportunidades em que os alunos se aproximam dos livros de modo livre e prazeroso, bem como podem participar de socializações de experiências de leitura. (Ribeiro; Barbosa, 2022, p. 58).

 

CITAÇÃO DIRETA LONGA

Tendo mais de três linhas, é sugerido que o trecho deve aparecer com um recuo de 4 cm, o tamanho da fonte deve ser menor que o corpo do restante do texto (11 ou 10).

Entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018, no Complexo da Balaiada, espaço que engloba a Praça Duque de Caxias, o Memorial e o Mirante da Balaiada, aconteceu a primeira edição da FLICT e a XVI Feira Municipal de Literatura, homenageando o escritor caxiense, radicado em São Luís, Wilson Marques, que tem mais de uma dezena de livros lançados. Com o tema “Entre crenças e lendas”, o evento contou com sessões de autógrafos, lançamentos de livros, biblioteca itinerante, coreografias, teatros, desenhos ao vivo, livrarias e o Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais que reuniu escritores e pesquisadores de diversas cidades e estados para palestras e mesas-redondas.

(Ribeiro; Barbosa, 2022, p. 61).

 

 

 

NBR 6023:2018 – REFERÊNCIAS

 

  • Não há mais o uso de traço sublinear (underline). Portanto, quando houver mais de uma obra do mesmo autor, tanto o prenome como o sobrenome devem ser repetidos.

 

  • Nas referências de documentos de acesso online foram suprimidos os sinais < > que eram utilizados antes e depois do link de acesso. Exemplo:

SCHABBACH, Leonardo. A importância dos festivais literários. Disponível

em: http://www.napontadoslapis.com.br. Acesso em: 27 jan. 2022

 

  • Sobre a quantidade de autores: até 3 autores, sempre indicar todos; quatro ou mais autores, convém indicar todos, embora seja permitido indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

Exemplo:

AGUIAR, Paulo Henrique Pires de; LEHMANN, Marcio F.; SIMM, Renata Faria; ANTUNES, Ápio Claudio; RAMINA, Ricardo; MACIEL, Damacio Ramón Kaimen (org.). Tratado de neurologia vascular: princípios básicos, diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Roca, 2012. E-book.

OU

AGUIAR, Paulo Henrique Pires de et al. Tratado de neurologia vascular: princípios básicos, diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Roca, 2012. E-book.

 

  • Usar itálico em expressões de língua estrangeira, por exemplo em: In, et al, apud:

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011.

 

  • Os elementos essenciais para livro e/ou folheto são: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Quando necessário, acrescentar elementos complementares às Referências para melhor identificar o documento.

 

*ELEMENTOS ESSENCIAIS

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

*ELEMENTOS COMPLEMENTARES

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. Título original: Globalization: the human consequences. ISBN 85-7110-495-6.

 

  • Para documentos em meio eletrônico, as Referências devem seguir os padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).

GODINHO, Thais. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book (213 p.). (Coleção Filosofia). ISBN 978-85-397-0073-8. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

 

  • Monografia, dissertação ou tese – indicar autor, título, subtítulo (se houver), ano, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Quando necessário, acrescentar elementos complementares às Referências para melhor identificar o documento.

Exemplos:

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Aspectos éticos. In: RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paul o, São Paulo, 2009. f. 19-20.

 

RIBEIRO, Francigelda. Caminhos da crítica e da literatura sob a perspectiva de Assis Brasil. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9MPNLM/1/tese_francigelda_ribeiro.pdf. Acesso em: 4 set. 2023.

 

  • Eventos – citar o nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização e título do documento, seguidos dos dados do periódico. Quando necessário, acrescentar elementos complementares às Referência para melhor identificar o documento.

Exemplo:

CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41.; ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1., 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

 

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

bottom of page